Foi inaugurado na Bacia do Rio São João/Mico-Leão-Dourado, no dia 8 de novembro, A Travessia Mico-Leão-Dourado, em Silva Jardim (RJ), inaugurou, no dia 8 de novembro, no Parque do Mico, o seu primeiro trecho: de 14 dos 140 quilômetros que compreendem todo o percurso.
Trata-se de uma trilha ecológica de longo curso que será conectada à trilha “Volta ao Rio”, integrando paisagens de diferentes cidades do estado do Rio de Janeiro.
A iniciativa está sendo executada pela Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD), por meio do Projeto GEF Áreas Privadas, sob coordenação do Ministério do Meio Ambiente. O projeto conta ainda com a parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Prefeitura de Silva Jardim, além de voluntários.
O percurso, agora aberto à visitação, pode ser realizado em quatro horas de caminhada, começando do Parque do Mico até o Centro de Aldeia Velha. Mais de 80 pessoas, que se inscreveram gratuitamente, participaram da caminhada inaugural em meio à natureza.
Na ocasião, dois micos-leões-dourados, que é uma espécie ameaçada de extinção, foram avistados pelo grupo, o que deixou o passeio ainda mais especial e simbólico. Anderson Ribeiro, coordenador de Ecoturismo da AMLD, explicou que a região foi mapeada para garantir um traçado repleto de belas paisagens.
Ao todo, o percurso terá 140 quilômetros, com previsão de conclusão em 2026. Quanto ao traçado, 85% passará por Silva Jardim e 15% por Cachoeiras de Macacu, aquecendo a economia também dos meios de hospedagem de municípios vizinhos, como Rio Bonito e Casimiro de Abreu. Nesta quarta-feira (3), por exemplo, ocorreu a sinalização na cabeceira do Rio São João, em Cachoeiras de Macacu.
Todo o trajeto segue o manual da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas). Ele é o instrumento oficial da sinalização rústica, que, no caso da Travessia Mico-Leão-Dourado, traz uma pegada amarela e preta contendo a imagem do mico-leão-dourado com a cauda conectada ao Rio São João. São as pegadas, junto às placas de sinalização, que vão guiar os trilheiros nessa aventura.
A Travessia tem como objetivo estimular o contato das pessoas com a paisagem local, valorizando a fauna, a flora, a Mata Atlântica, a história e a cultura da região, promovendo geração de renda sustentável para os moradores, já que muitas das áreas conectadas pela trilha estão em propriedades privadas.
Ao percorrer o trecho, também será possível conferir o trabalho de conservação que é realizado na região. Um exemplo é uma área de pastagem presente no trajeto que será restaurada e transformada em floresta, uma mudança que poderá ser testemunhada pelos visitantes ao longo dos anos.
Na semana seguinte à inauguração do primeiro trecho, um grupo de noruegueses desbravou o território. De bike e a pé eles conheceram os encantos da fauna e flora do bioma Mata Atlântica.
Assista a reportagem: Travessia Mico-Leão-Dourado: Primeiro trecho de 14 km é inaugurado em Silva Jardim, no RJ