Associação Mico-Leão-Dourado

O Parque

O Parque Ecológico Mico-Leão-Dourado é um parque único! Todos os atrativos estão relacionados ao habitat do mico-leão-dourado, a Mata Atlântica, e às ações de conservação para salvar a espécie do risco de extinção. São diversas opções de trilhas, mirantes e oportunidades para contemplação da natureza.

Você poderá ver a força da floresta, que renasce onde antes era pasto, um viaduto vegetado pioneiro no país para os animais cruzarem a rodovia em segurança e uma agrofloresta que permite produzir alimentos ao mesmo tempo em que mantém as árvores de pé. É possível ainda ter uma experiência inesquecível e ver os micos na natureza (passeio agendado separadamente “Na Trilha do Mico”).

Ao visitar o parque você também ajuda a salvar o mico. Todos os recursos arrecadados com a visitação são reinvestidos no programa de conservação da espécie.

Esperamos você!

Funcionamento

De quinta a sábado de 08:30 às 16:00

Somente com agendamento prévio

Para mais informações, entre em contato pelo
e-mail: ecoturismo@micoleao.org.br
ou pelo telefone:
(22) 99750-7749 (Whatsapp)

Escolha seu passeio e faça sua reserva:

Opção 1: Visite o Parque

Opção 2: Visite o Parque + Observação de Micos

Na Trilha do Mico

Encontrar uma família de micos na natureza é uma experiência emocionante! Neste passeio, o visitante vai ter a chance de observar os micos e seu comportamento em vida livre junto com os pesquisadores da AMLD. A atividade poderá ser realizada dentro do parque ou em uma propriedade parceira, de acordo com o planejamento técnico.
Funcionamento: quintas e sábados, a partir das 8h
(Somente com agendamento) *A reserva deste passeio dá direito à visita ao Parque do Mico

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atrativos do Parque

Mirante do Viaduto Vegetado

Uma bela trilha, que alterna trechos de floresta madura com trechos restaurados nos últimos anos pela AMLD, e chega no Mirante do Viaduto Vegetado. De lá, é possível ter uma vista privilegiada da Reserva Biológica Poço das Antas e do viaduto vegetado! A estrutura demonstra a importância (e o desafio) da conectividade de áreas naturais e ilustra o papel fundamental deste que é o primeiro viaduto vegetado em rodovias federais do Brasil!

Nível de dificuldade: fácil
Exposição solar: muito baixa
Distância: 1 km (ida e volta)

Torre da Restauração

Uma das principais trilhas do parque, este percurso começa aos pés do lago e chega na base da Torre da Restauração! Com 15 metros de altura, 54 degraus separam o visitante de uma vista inesquecível! Do alto, é possível observar boa parte da área que antes era pasto e foi restaurada pela AMLD. O visual também inclui belas montanhas, como o Morro do São João.




Nível de dificuldade: moderado
Exposição solar: baixa

Distância: 1 km (ida e volta)

Circuito do Mico-Leão-Dourado

O circuito para quem quer conhecer todo o Parque Ecológico Mico-Leão-Dourado de uma vez só! O percurso cruza os principais atrativos do parque numa caminhada especial que passa pelo lago, pelo Mirante do Viaduto Vegetado e pela Torre da Restauração. A caminhada, considerada moderada, é uma oportunidade incrível para contemplar a floresta e observar seus animais.


Nível de dificuldade: moderado
Exposição solar: média
Distância: 3,5 km

Exposição permanente

“O Mico Está Aqui: a história da conservação do Mico-Leão-Dourado” Nesta exposição, que conta com painéis interativos e vídeos, o visitante poderá conhecer mais sobre o mico-leão-dourado, seu habitat, os esforços e desafios para garantir a conservação da espécie e da Mata Atlântica na região. A mostra também inclui uma parte externa, que convida o visitante a interagir e brincar com as instalações.

Circuito do Lago

Uma trilha para todas as idades! No caminho que contorna o lago, além do espelho d'água, é possível admirar as árvores cobertas de bromélias, avistar pássaros e brincar com painéis interativos. O passeio é um convite à contemplação!

Nível de dificuldade: fácil
Exposição solar: muito baixa
Distância: 500 metros 

Trilha dos Vinháticos

Uma trilha pelo meio da floresta, que passa por uma antiga represa e por vários exemplares de vinháticos, espécie de árvore nativa que pode chegar a até 20 metros de altura. A trilha, considerada leve e de fácil acesso, é uma ótima oportunidade para observar a fauna e flora.

Nível de dificuldade: fácil
Exposição solar: muito baixa
Distância: 1,1 Km 

Trilha do Jequitibá

Uma trilha por dentro da floresta que leva até um "jovem" Jequitibá de mais de 15 metros de altura – um dos gigantes da floresta. No caminho, o visitante também terá a oportunidade de observar animais, principalmente anfíbios, durante as épocas de chuva (de novembro a março).

Nível de dificuldade: fácil
Exposição solar: muito baixa
Distância: 600 metros (ida e volta)

Eventos e atividades

Além dos atrativos regulares, o Parque oferece oportunidades únicas como oficinas de agroecologia, de restauração, educação ambiental, palestras e eventos culturais, além de expedições científicas e passeios para observação de aves.

Estas atividades são agendadas mediante eventos organizados pela AMLD, para saber mais, entre em contato com ecoturismo@micoleao.org.br

Mico Safári


Este é o circuito para quem quer conhecer todo o Parque do Mico em um veículo 4x4, com capacidade para até dez visitantes. O percurso atravessa os principais atrativos, incluindo o lago, o Mirante do Viaduto Vegetado e a Torre da Restauração. É realizado apenas uma vez por dia para não perturbar os animais. Este passeio, comprado presencialmente no parque, é preferencial para visitantes com dificuldade de locomoção.