Associação Mico-Leão-Dourado

Conselho Deliberativo

Carlos Ramon Ruiz Miranda

Presidente

Possui graduação em Biologia pela Tulane University of Louisiana (1985) e doutorado em Comportamento Animal pela University Of California Davis (1991). Foi Pesquisador do National Zoological Park do Smithsonian Institution de 1992-1997. É professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) desde 1997, onde coordena o SERCAS (Setor de Etologia, Reintrodução e Conservação de Animais Silvestres). Ecólogo, atua principalmente nos seguintes temas: comportamento aplicado à conservação, bioacústica, ontogenia do comportamento social, socioecologia, em primatas e aves, e reintrodução de fauna em geral. É membro da Comissão Translocação e Conservação da IUCN.

Luiz Fernando Duarte de Moraes​

Vice-Presidente

Possui graduação em Engenharia Agronômica (1985) e mestrado em Ciência Animal e Pastagens (1992) pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, e doutorado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005). Entre 1992 e 1994 foi administrador de campo do Programa de Conservação do Mico-Leão-Dourado. Atualmente trabalha como pesquisador na Embrapa Agrobiologia, com Restauração de Áreas Degradadas. Sua experiência com restauração ecológica teve início em 1994, na Reserva Biológica de Poço das Antas, com a implantação e o monitoramento de plantios de espécies arbóreas nativas. É membro da Rede Brasileira de Restauração Ecológica (REBRE), desde 2011.

Conselheiros

Rosa Lemos de Sá

Secretária Geral Funbio

Assumiu a Secretaria Geral do Funbio em janeiro de 2010, após seis meses na direção da Superintendência de Programas. Anteriormente, liderou a Iniciativa Andes-Amazônia da Fundação Moore entre 2006 e 2008, nos Estados Unidos, e trabalhou no WWF-Brasil por 10 anos, ocupando a posição de Diretora de Conservação entre 2003 e 2006. Formada em Manejo de Vida Silvestre pela Universidade de Wisconsin (EUA), Rosa fez mestrado em Ecologia na Universidade de Brasília e é Ph.D. em Conservação da Natureza pela Universidade da Flórida (EUA).

Marcos da Silva Freire

Veterinário e proprietário rural

Graduado em Medicina Veterinária em 1983, é doutor em Ciência no Curso de Biologia Parasitária do Instituto Oswaldo Cruz-Fiocruz (2004). Acumula experiência de mais de 30 anos em Microbiologia, com ênfase na Vacinologia. Tecnologista de Saúde da Fiocruz desde 1984, foi vice-diretor de Desenvolvimento Tecnológico de Bio-Manguinhos/Fiocruz desde 2009. É o responsável pelo desenvolvimento da vacina contra febre amarela para os micos-leões-dourados. Proprietário rural em Silva Jardim (RJ), participou do projeto de reintrodução do mico-leão-dourado em propriedades particulares.

James Dietz

Fundador da AMLD e vice-presidente da SGLT

Biólogo com especialização em conservação. Durante mais de 40 anos fez pesquisas e contribuições ao manejo de espécies ameaçadas e habitats prioritários no Brasil. Deu início a programas de conservação de espécies como o lobo guará (1978, MG) e mico-leão-de-cara-dourada (1990, BA). É conselheiro-fundador da Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD) e vice-presidente da ONG Save the Golden Lion Tamarin (SGLT). É pesquisador associado do Smithsonian Conservation Biology Institute e durante 23 anos foi professor e pesquisador na Universidade de Maryland, EUA.

Lou Ann Dietz

Fundadora AMLD e presidente SGLT

É consultora para capacitação em práticas de conservação ambiental. Presidente da ONG Save the Golden Lion Tamarin (SGLT). Formada em Letras (DePauw University), com mestrado e especialista em sistemas educacionais pela Michigan State University (EUA). Tem mais de 40 anos de experiência na gestão de projetos de conservação no Brasil (inclusive 16 anos como Oficial de Programa Senior para o Brasil na WWF – World Wildlife Fund). Iniciou seu trabalho para a conservação de micos-leões-dourados em 1983 como educadora da equipe de biólogos do Zoológico Nacional da Smithsonian, num projeto que depois de dez anos deu início à AMLD, onde é sócia-fundadora.

Cecília Amorim de Castro

Reserva Botânica das Águas Claras

Proprietária da Reserva Botânica das Águas Claras, propriedade com importante reserva de Mata Atlântica, onde estão duas RPPNs (Quero-quero e Lençóis), na área de distribuição do mico-leão-dourado e vizinha ao Parque Estadual dos Três Picos. Produtora de palmito de pupunha, faz cultivo do aipim de forma tradicional e mantém uma casa de farinha artesanal. Abriga um grupo de mulheres da região trabalhando com artesanato, as Mulheres da Reserva Botânica. Desenvolve trabalho em pesquisa de resíduos agrícolas para produtos em parceria com a Kaapora Design Sustentavel.

Lucila Martínez Calvi

Consultora da UNESCO

Educadora é consultora nos países da América Latina e do Caribe (PNUD, BID, UNICEF, UNESCO, OEA), para o desenvolvimento de sistemas de Inovação e competitividade, com vasta experiência internacional na construção de ambientes favoráveis à Leitura, estímulo da criatividade, fortalecimento das competências familiares e municipais sob princípios dos ODMs, a Declaração dos Direitos Humanos e do Pacto Global da ONU. Diretora do Programa Adultos e Crianças Criativas. É colaboradora do Movimento Silva Jardim Sustentável e parceira da iniciativa Geladeiras Culturais – Bibliotecas Comunitárias de Silva Jardim.

Gustavo Luna Peixoto

Analista ambiental do ICMBio

Engenheiro Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em 2000, e mestre em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) em 2002. É analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) desde 2002. Foi chefe da Reserva Biológica de Poço das Antas, em Silva Jardim/RJ, habitat estratégico para os esforços de conservação dos micos-leões-dourados. Atualmente é um dos analistas do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do Mico-Leão-Dourado, criado em 2021, que reúne a gestão de três unidades de conservação da região de ocorrência do mico.

Conselho Fiscal

Denise Spiller Pena

educadora ambiental

Profissional da área de saúde pública com especialização em planejamento, com atuação primordial nas áreas de gestão participativa e integrada de bacias hidrográficas, saúde ambiental, educação ambiental, planejamento municipal, e desenvolvimento rural sustentável. Atuou como técnica do Consórcio Intermunicipal Lagos São João no período de 2003 a 2016, acompanhando as atividades do Comitê de Bacia Lagos São João, reuniões Plenárias e câmaras técnicas de microbacias e educação ambiental.

Maria Inês Pacheco Castro

Conservação Internacional, USA

É bióloga paulista com trinta anos de experiência em projetos de conservação. Trabalhou com reintrodução e enriquecimento animal para o Programa de Conservação do Mico-Leão-Dourado por três anos. Em 1986, fez Mestrado em Zoologia pela Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, em comportamento antipredação de micos-leões em cativeiro no Brasil. Atuou como pesquisadora para o Programa Mico-Leão-Dourado no Zoológico Nacional do Instituto Smithsonian, em Washington, DC. Entre 1998-2009, atuou como Gerente de Programas para a Divisão América do Sul da ONG Conservation International, em Washington. Inês é diretora e fundadora da ONG americana Save the Golden Lion Tamarin (SGLT).

Marcelo Trindade Nascimento

Professor da UENF

Formado em Ciências Biológicas (1983), especializou-se em Biologia de Ambientes Inundáveis pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em 1986. Fez doutorado em Ecologia, PhD, pela University of Stirling, Escócia em 1994 e Pós-doutorado no Royal Botanic Garden Edinburgh em 2013. Desde 2018 é Chefe do Laboratório de Ciências Ambientais do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Desenvolve pesquisas nas áreas de Ecologia Vegetal e Botânica, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas.
VENHA VISITAR O PARQUE!