Avistamento de mico (5)

Educação transformadora em uma expedição no lar do mico-leão-dourado

Sediado na Miami University, em Oxford, Ohio, nos Estados Unidos, o Project Dragonfly é uma iniciativa de educação transformadora com programa de mestrado em biologia, cursos de pós-graduação e parcerias comunitárias ao redor do mundo. Num curso que combina aulas online com expedições, o projeto leva os estudantes para diferentes destinos para aprender junto a iniciativas de conservação da natureza. Desde 2017, a Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD) é um desses destinos. Durante a expedição realizada junto à AMLD, os alunos acompanham diferentes frentes de ação do trabalho desenvolvido pela Associação. Desde o monitoramento dos micos, às ações de agroecologia, educação ambiental, restauração, engajamento comunitário e de ecoturismo no Parque Ecológico Mico-Leão-Dourado, em Silva Jardim (RJ).

O projeto conta ainda com o apoio de parceiros locais da AMLD para sua execução: Reserva Biológica União/ICMBio; RPPN Fazenda dos Cordeiros; Geladeira Cultural da Varginha – Biblioteca Comunitária de Silva Jardim; Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ/INEA); rede de viveiristas e agricultores familiares parceiros da AMLD.

Na visita, além de ter a chance de observar o mico-leão-dourado na natureza e estudar seu comportamento, os estudantes também podem aprender com a expertise da equipe de Metapopulação, que monitora a espécie há mais de 30 anos.

Outro destino importante é o Parque Ecológico Mico-Leão-Dourado, onde eles podem ver os resultados da restauração florestal promovida pela AMLD e visualizar os desafios da conectividade entre o pouco que sobrou de floresta no lar do mico-leão no mirante do Viaduto Vegetado. Além disso, a experiência também mostra o potencial do turismo para sensibilização e educação ambiental.

O trabalho de engajamento comunitário desenvolvido pela AMLD também é um dos destaques no roteiro do Projeto Dragonfly. A implantação dos sistemas agroflorestais junto a proprietários rurais parceiros é uma oportunidade única dos estudantes aprenderem sobre agroecologia ao mesmo tempo em que colocam a mão na terra e colaboram diretamente com os agricultores.

A AMLD é um dos destinos para o primeiro ano do Projeto Dragonfly justamente porque permite uma visão integrada de diferentes ações e estratégias em prol de um objetivo maior: a conservação do mico-leão-dourado.

Saiba mais sobre o Projeto Dragonfly: https://miamioh.edu/cas/graduate-studies/project-dragonfly/index.html
VENHA VISITAR O PARQUE!