Associação Mico-Leão-Dourado

Equipe

Luís Paulo Marques Ferraz

Secretário executivo
Geógrafo formado pela USP em 1987. Iniciou sua carreira trabalhando pelas áreas naturais protegidas por tombamento em São Paulo, especialmente a Serra do Mar. Foi assistente técnico por três anos para a Reserva da Biosfera do Arquipélago dos Bijagós na Guiné-Bissau pela UICN. Foi coordenador do Projeto Ecoturismo na Mata Atlântica da Secretaria do Meio Ambiente em São Paulo, coordenador do Programa Mata Atlântica no WWF-Brasil e do Programa de Florestas da UICN para a América do Sul, em Quito. Desde 2011 é Secretário Executivo da Associação Mico-Leão-Dourado em Silva Jardim-RJ e lidera a execução do programa de conservação da espécie. Membro da Comissão de Especialistas em Conservação de Primatas da UICN.

Paulo Roberto Duarte Martins

Coordenador Administrativo

Possui mais de 30 anos de experiência na gestão de empresas, desenvolvimento e implantação de sistemas de informação e controladoria. Trabalhou por 10 anos no Projeto Tamar. Desde agosto de 2011 coordena a parte administrativa da AMLD.

Andreia Fonseca Martins

COORDENADORA DE MANEJO DOS MICOS-LEÕES-DOURADOS

Iniciou o trabalho com a conservação do mico-leão-dourado em 1983, como voluntária em ações de educação ambiental. Formou-se em Ciências Biológicas pela Universidade Salgado de Oliveira. Em 1984, passou a fazer parte da equipe de reintrodução dos micos-leões-dourados. Atualmente é a coordenadora do manejo de campo dos micos-leões-dourados, também conhecido como programa de Metapopulação.

Carlos Alvarenga Pereira Júnior

COORDENADOR DE RESTAURAÇÃO FLORESTAL

Engenheiro Florestal formado pela Universidade Federal de Viçosa. Trabalha desde 2006 na AMLD, inicialmente no Programa de Conservação de Áreas Privadas. Desde 2013 coordena o programa de Restauração Florestal. Responsável técnico pela restauração de cerca de 500 hectares de florestas, em áreas públicas e privadas, elaborou o projeto e acompanha a execução do plantio de mudas nativas sobre o viaduto vegetado na rodovia BR-101.

Nandia Xavier

COORDENADORA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Graduada em Ciências Biológicas, especialista em Ciências Ambientais, Guia de Turismo credenciada. Em 2008, iniciou sua trajetória como estagiária do setor de Educação Ambiental na AMLD. Assumiu a coordenação do programa em 2010, cargo que ocupou até 2012. De 2013 a 2016, atuou como Diretora de Turismo do município de Silva Jardim. Desde 2016, quando retornou para a AMLD. Coordena o projeto “Redescobrindo a Mata Atlântica”, curso de formação continuada que capacita professores, especialmente da rede pública regional, para a gestão ambiental e conservação da biodiversidade. 

Nelson Barbosa dos Santos

COORDENADOR DE ENGAJAMENTO SOCIAL

Técnico ambiental, foi subcoordenador da reintrodução dos micos-leões-dourados entre 1987 e 2009. É o atual coordenador do programa de Extensão Ambiental da AMLD, onde desenvolve atividades agroecológicas com agricultores familiares em assentamentos e atividades de produção e comercialização de mudas nativas da Mata Atlântica junto aos viveiros parceiros da AMLD.

Duda Menegassi

ASSESSORA DE COMUNICAÇÃO

Formada em jornalismo pela PUC-Rio, especializou-se na cobertura de temas ambientais, em especial sobre áreas protegidas e divulgação científica. Escreve para o ((o))eco, veículo de jornalismo ambiental independente desde 2012. Em 2018, publicou o livro “Travessias: uma aventura pelos parques nacionais do Brasil”. Entrou para AMLD em novembro de 2021.

Anderson Ribeiro

assessor de ecoturismo

Formado em Administração e pós-graduado em gestão de pessoas, atua em projetos ambientais desde 2000. É montanhista e formado em guia de turismo. Trabalha como consultor na operacionalização de produtos turísticos e na implementação de trilhas autossustentáveis. Além disso, como voluntário, coordena e realiza ações de reflorestamento, manejo e implementações de trilhas em unidades de conservação. Entrou para o time da AMLD em março de 2022 para implementar o ecoturismo dentro do Parque Ecológico Mico-Leão-Dourado.

Laila Mureb

assessorA TÉCNICA

Formada em Ciências Biológicas, é especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela UESC. De forma voluntária, atuou como bióloga em projetos de Conservação da Biodiversidade, trabalhando com reintrodução de Aburria jacutinga, organização de eventos de Educação Ambiental, levantamento de mastofauna, e monitoramento de baleias-franca. Entrou para o time da AMLD em fevereiro de 2023.

Ademilson de Oliveira

Assistente de pesquisa

Trabalha como assistente de pesquisa na AMLD desde 1996, com participação em diversos projetos de pesquisa.

Elisamã Moraes

Assistente de pesquisa

Trabalha na conservação do mico-leão-dourado desde 1983, com participação na reintrodução dos micos a partir 1984 e em diversos projetos de pesquisa.

Jadir Hilario Ramos

Assistente de pesquisa

Em 1988 começou seu trabalho na equipe de monitoramento dos micos-leões-dourados na Reserva Biológica de Poço das Antas. E atualmente atua no programa de Metapopulação da AMLD.

Renato Xavier

Assistente de pesquisa

Morador de Silva Jardim, começou a trabalhar como assistente de pesquisa na AMLD em setembro de 2020. Foi assistente de campo no Projeto Conect, que estuda os impactos dos dutos da Petrobras na biodiversidade da Bacia do Rio São João.

Luiz Thiago de Jesus

FOTÓGRAFO

Morador de Silva Jardim, começou a fotografar natureza e, através de registros de micos-leões-dourados no distrito rural de Gaviões, aproximou-se da AMLD. Fotógrafo por paixão e vocação, foi convidado para compor a equipe da AMLD em 2018, inicialmente como bolsista, até ser contratado. Atua na gestão do banco de imagens da AMLD e no monitoramento de fauna com as armadilhas fotográficas, seja na floresta, seja sobre o viaduto vegetado.

Rodolpho de Moraes Pinto

ASSISTENTE DO PROGRAMA DE ENGAJAMENTO SOCIAL
Tecnólogo em Gestão Ambiental, atua nas atividades agroecológicas e na assistência técnica aos viveiros parceiros do mico-leão-dourado. Também trabalha na área administrativa da AMLD. Atua na Associação desde novembro de 2013.
Tatiana Rodrigues
ASSISTENTE AdministraTIVA

Formada em Ciências Contábeis, em 2014, pela Universidade Anhanguera. Faz parte da equipe da AMLD desde o início de 2022.

Mateus Nunes

bolsista da Universidade Estadual Norte Fluminense

Formado em engenharia ambiental, foi estagiário do programa de restauração florestal da AMLD entre novembro de 2019 a dezembro de 2020. Atua desde agosto de 2021 como bolsista pela UENF e atualmente apoia a reestruturação do banco de dados da AMLD.

Mardone Castro

Agroecologia e serviços gerais

Agricultor, apoia as atividades de agroecologia e também executa trabalho de manutenção de instalações e motorista.

 

 

Claudionéia Müller

Serviços gerais

Auxiliar de serviços gerais, trabalha na Associação Mico-Leão-Dourado desde 2010. Formada em gestão ambiental e pós-graduação em desenvolvimento sustentável, é responsável por toda a manutenção da sede.

Jocélio Gomes

Manutenção

Responsável pela manutenção da área externa do Parque Ecológico Mico-Leão-Dourado, trabalha na propriedade como caseiro há anos.

Rubens Ferreira

ASSISTENTE DA AGROECOLOGIA E SERVIÇOS GERAIS

Morador de Casimiro de Abreu, já prestou serviços de apoio à restauração e agroecologia para AMLD e entrou para a equipe oficialmente em janeiro de 2022.

João Pedro Andrade

BOLSISTA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL NORTE FLUMINENSE

Graduando em Biblioteconomia e Documentação pela UFF e morador de Rio Bonito, chegou na AMLD em dezembro de 2021 e desde então atua com apoio com os visitantes e na organização e sistematização do acervo bibliográfico.

VENHA VISITAR O PARQUE!