Associação Mico-Leão-Dourado

RPPN
Parque do Mico

Uma portaria publicada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em 20 de setembro de 2024 reconheceu o Parque Ecológico Mico-Leão-Dourado, em Silva Jardim (RJ), como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Com a medida, o Parque do Mico, importante habitat do mico-leão-dourado, se tornou oficialmente uma área protegida. A portaria Nº 2.914 foi assinada, em Brasília, pelo presidente do ICMBio, Mauro Pires, que entregou o certificado da criação da nova RPPN ao secretário executivo da Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD), Luís Paulo Ferraz. A RPPN fica sob gestão da AMLD, que tem reconhecido trabalho de preservação da espécie, que é ameaçada de extinção.

A RPPN abrange 151 hectares de Mata Atlântica no município de Silva Jardim (RJ) e possui uma localização estratégica para a conexão florestal com a Reserva Biológica de Poço das Antas através do viaduto vegetado, com o objetivo de assegurar a conectividade do habitat do mico e a sua sobrevivência no longo prazo.

 

 

O que é uma RPPN?

As reservas particulares são a única categoria de unidade de conservação de gestão privada. Elas são criadas por iniciativa de proprietários particulares e oficializadas junto ao órgão ambiental, seja da esfera federal, estadual ou municipal. E uma vez RPPN, sempre RPPN. Mesmo que a propriedade seja vendida, ela não perde o status de unidade de conservação e deve ser protegida eternamente.

 

 

“Estamos super felizes com esse reconhecimento que vem coroar mais de 30 anos de parceria da AMLD com o Ministério do Meio Ambiente neste programa de conservação da espécie, onde temos muitos resultados importantes e este agora é mais um”, comemorou o secretário executivo da AMLD.

VENHA VISITAR O PARQUE!