Planejamento Estratégico
Para cumprir nossa missão de garantir um futuro para os micos-leões-dourados na Mata Atlântica de baixada do estado do Rio de Janeiro, assim como a qualidade de vida das pessoas que vivem na região, a AMLD segue os Padrões para a Prática da Conservação (Conservation Standards, no original em inglês), um processo estratégico com princípios amplamente adotados por iniciativas de conservação ao redor do mundo.
Os Padrões de Conservação são um ciclo contínuo de cinco passos estratégicos que ajudam projetos de conservação a usar a melhor informação disponível para analisar de forma contínua a situação, as ações planejadas, a implementação, o aprendizado de sucessos e falhas, e adaptar nosso planejamento para melhorar nosso impacto no longo prazo.
Os Padrões de Conservação ajudam nossa equipe a focar e, na medida em que a situação muda e aprendemos mais, a redirecionar nosso foco e esforços para aumentar a viabilidade das populações de micos-leões-dourados. Baseado em modelagens científicas, nós desenvolvemos a meta de ter 2.000 micos-leões-dourados vivendo em 25 mil hectares de Mata Atlântica protegida e conectada.
Os progressos na direção deste objetivo são documentados através do monitoramento contínuo de resultados das nossas estratégias e da adaptação das nossas ações planejadas. Atualmente, nossas ações estão destinadas à redução de ameaças e para a restauração da população de micos e do seu habitat.
O planejamento está dividido em 12 eixos temáticos: