Associação Mico-Leão-Dourado

Restauração da Mata Atlântica é reconhecida pela ONU como referência mundial

Reconhecimento foi dado para iniciativa liderada pelo Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e pela Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica, que juntos reúnem organizações do Brasil, Argentina e Paraguai

Por Duda Menegassi

Compartilhe

A ONU reconheceu o Pacto Trinacional da Mata Atlântica, entre Brasil, Argentina e Paraguai, como Referência da Restauração Mundial. O anúncio foi feito nesta terça-feira (13), durante a COP15 sobre Diversidade Biológica sob a bandeira da Década das Nações Unidades da Restauração de Ecossistemas (2021-2030). Com o título, a ONU reconhece as dez melhores iniciativas de restauração de ecossistema em larga escala e longo prazo no mundo.

A candidatura brasileira foi liderada pelo Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, articulação entre mais de 300 entidades no Brasil, e a Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica, com mais de 60 organizações entre os três países sul-americanos.

A Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD) é uma das organizações do Pacto, como unidade regional, ajudando a articular a agenda de restauração no estado do Rio de Janeiro.

A meta do pacto é restaurar 15 milhões de hectares de Mata Atlântica até 2050. A AMLD já recuperou mais de 440 hectares na Bacia do Rio São João, atualmente em processo de restauração.

Essa é a primeira vez que a ONU dá este título, que dá destaque para os trabalhos sendo feitos na Década da Restauração (2021-2030). As iniciativas ganhadoras ficam elegíveis para receber promoção, suporte técnico ou financiamento com o apoio da ONU.

VENHA VISITAR O PARQUE!