Associação Mico-Leão-Dourado

Primatólogos Russ Mittermeier e Karen Strier visitam a AMLD

Especialistas atuam em projetos de conservação no Brasil há mais de 30 anos e influenciaram toda uma geração de conservacionistas e pesquisadores brasileiros.

Por AMLD

Compartilhe

A Associação Mico-Leão-Dourado recebeu uma visita muito especial no dia 6 de abril:  os dois grandes primatólogos norte-americanos, Russell Mittermeier e Karen Strier. 
 
Os dois atuam em projetos de conservação no Brasil há mais de 30 anos e influenciaram toda uma geração de conservacionistas e pesquisadores brasileiros.
 
Russell Mittermier veio ao Brasil quando ainda era estudante, em 1971, e trabalhou com Adelmar Coimbra-Filho, pioneiro na conservação do mico-leão-dourado. Desde 1977 atua como presidente da Comissão Especialista em Primatas da IUCN (União Internacional pela Conservação da Natureza, na tradução da sigla em inglês). 
 
É o atual diretor de conservação da Re:wild, organização que atua pela proteção da natureza e da vida selvagem no mundo.
 
Karen Strier é uma antropóloga norte-americana que veio ao Brasil pela primeira vez com 23 anos para estudar os muriquis-do-norte, espécie da Mata Atlântica ameaçada de extinção, e nunca mais saiu. Strier também é professora da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, e foi presidente da Sociedade Internacional de Primatologia até o início deste ano.
 
Em 1982, Strier visitou a região de ocorrência do mico-leão-dourado, acompanhada da bióloga Devra Kleiman (uma das fundadoras da AMLD), pela primeira e até então única vez. Depois da visita desta quarta, ela parabenizou e agradeceu a equipe da AMLD.
 
 “Foi uma honra visitar os projetos da AMLD e ver por perto as conquistas e avanços que foram e ainda estão sendo feitos. Os projetos de restauração e corredores servem como modelos para todos nós querendo proteger primatas e a fauna, não apenas no Brasil, mas na comunidade internacional. Somos juntos!”, disse a primatóloga.
 
Durante a visita, estiveram com os micos, debateram o programa de conservação da espécie com a equipe da AMLD, visitaram áreas de restauração ecológica e estiveram no viaduto vegetado. Karen plantou uma muda de Mata Atlântica que vai receber uma placa eternizando seu nome por aqui. Russ já havia plantado a sua há dois anos, e visitou sua agora jovem árvore. Eles estavam acompanhados de Rodrigo Medeiros, representante da Re:wild no Brasil, e outros parceiros da organização. 
VENHA VISITAR O PARQUE!