Ana Beatriz Cordeiro, parceira do mico, ganha prêmio internacional
Sócia da Associação Mico-Leão-Dourado é homenageada de forma póstuma com o prêmio Disney Conservation Hero 2021, anunciado no início de março
De forma póstuma, a Disney Conservation Fund reconheceu a proprietária rural Ana Beatriz Cordeiros com o prêmio internacional de Herói da Conservação 2021. Viveirista, educadora, empresária do ecoturismo e proprietária rural, Ana Beatriz comandava o projeto Aprendiz de Fazendeiro, na Fazenda dos Cordeiros, em Silva Jardim, no estado do Rio de Janeiro, era sócia da Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD) e parceira do programa de conservação do mico.
O anúncio foi feito pela Disney no início de março e encheu a equipe da AMLD de alegria, orgulho e saudade. Ana Beatriz faleceu em abril de 2021, após contrair Covid-19 no hospital onde iniciava o tratamento de um câncer. A lista de homenageados da Disney conta com 15 ambientalistas de treze países diferentes – Ana é a única brasileira premiada nesta edição.
“Ana possuía uma capacidade incrível de agregar as mais diferentes pessoas e encantava a todos ao falar sobre conservação das florestas, turismo rural, mico-leão-dourado e desenvolvimento local. Ana faz muita falta, mas deixa um legado imenso”, diz o secretário-executivo da AMLD, Luís Paulo Ferraz.
A memória da Ana Beatriz Cordeiro já está eternizada também no Bosque da Memória – iniciativa de restauração em homenagem às vítimas de Covid – na sede da Associação.
Leia na íntegra o texto produzido pela Disney Conservation Fund, em tradução livre do inglês, sobre o legado da parceira da AMLD: