Associação Mico-Leão-Dourado

Mico-Leão-Dourado ganha nova área protegida!

Nesta sexta-feira (20), Associação Mico-Leão-Dourado oficializa a criação da RPPN Parque do Mico, para proteção da espécie com portaria do ICMBio

Por Duda Menegassi

Compartilhe

Nova reserva pro mico-leão-dourado! O Parque Ecológico Mico-Leão-Dourado, mais conhecido como Parque do Mico, agora é oficialmente uma área protegida! Nesta sexta-feira (20), foi publicada a portaria do ICMBio que reconhece o parque como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), sob gestão da Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD). Dessa forma, a propriedade deverá ser protegida para sempre, garantindo a conservação do habitat da espécie.


A RPPN abrange 151 hectares de Mata Atlântica e possui uma localização estratégica para a conexão florestal com a Reserva Biológica de Poço das Antas através do viaduto vegetado, com o objetivo de assegurar a conectividade do habitat do mico e a sua sobrevivência no longo prazo.


A portaria nº 2.914/2024 e o certificado de RPPN foram assinados pelo presidente do ICMBio, Mauro Pires, em ato junto ao secretário executivo da AMLD, Luís Paulo Ferraz.


“Estamos super felizes com esse reconhecimento que vem coroar mais de 30 anos de parceria da AMLD com o Ministério do Meio Ambiente neste programa de conservação da espécie, onde temos muitos resultados importantes e este agora é mais um”, comemora o secretário executivo da AMLD.


O que é uma RPPN? 


As reservas particulares são a única categoria de unidade de conservação de gestão privada. Elas são criadas por iniciativa de proprietários particulares e oficializadas junto ao órgão ambiental, seja da esfera federal, estadual ou municipal. Uma vez RPPN, sempre RPPN. Mesmo que a propriedade seja vendida, ela não perde o status de unidade de conservação e deve ser protegida eternamente.


Saiba mais sobre o trabalho da Associação Mico-Leão-Dourado em: www.micoleao.org.br 

 
VENHA VISITAR O PARQUE!