transparente
logo Associação    |    Mico-leão-dourado    |    Nossas Ações    |    Divulgação    |    Contato
  NOTÍCIAS
[ voltar ao menu ]
AGROFLORESTA E MICO-LEÃO-DOURADO: O QUE UMA COISA TEM A VER COM A OUTRA?
15/06/2016
Na área de ocorrência do Mico-Leão-Dourado no interior do estado do Rio de Janeiro existem vários assentamentos de reforma agrária. Há muitos anos a AMLD trabalha com agricultores familiares para fortalecer a produção e, ao mesmo tempo, proteger as florestas da região.

O jornal O Globo publicou neste domingo reportagem de página inteira sobre sistemas agroflorestais no Rio de Janeiro. Dois dos agricultores que recebem apoio do programa de Extensão Ambiental da AMLD são os personagens principais da matéria: S. Ataliba (mais conhecido como Bigode) do assentamento Cambucaes e D. Marlene do assentamento Aldeia Velha. As duas localidades estão no entorno da Reserva Biológica de Poço das Antas, a primeira Reserva Biológica do Brasil onde vivem mais de 450 micos.

A busca de soluções para integrar a produção agrícola, o desenvolvimento sustentável e a conservação das florestas é um dos desafios da AMLD. A produção de mudas de espécies da Mata Atlântica para a restauração florestal também faz parte desta iniciativa. Já foram implantados cinco viveiros com agricultores familiares que hoje vendem sua produção não apenas para a AMLD.

Este trabalho é coordenado pelo técnico Nelson Barbosa (o Nelsinho), um dos mais experientes funcionários da casa. Por muitos anos Nelsinho trabalhou com a equipe de monitoramento dos micos na natureza. Por isso, tem conhecimento para conversar com os agricultores engajá-los na nossa luta para salvar a espécie e melhorar a vida das pessoas. O trabalho conta também com o apoio do técnico Rodolfo Moraes além da força de consultores e parceiros.

O programa de extensão ambiental da AMLD conta com o apoio da empresa EDF Norte Fluminense, uma parceria continuada que vem colhendo os frutos deste trabalho juntamente com os nossos agricultores.
{ Para visualizar a notícia no facebook, clique aqui }
{ Para visualizar a íntegra no Jornal O Globo, clique aqui }
fonte: AMLD

Parceiros que financiam o trabalho da AMLD
img img img img img
Associação
Histórico
Missão
Metas e Estratégias
Conselho Deliberativo
Equipe Técnica
Sócios
Prêmios e Homenagens
Amigos do Mico
Micolojinha
Na Trilha do Mico
Mico-leão-dourado
As Quatro Espécies
Ficha do Bicho
Ecologia e Comportamento
Genética
A Mata Atlântica e o Habitat
Espécies Invasoras
Divulgação
Notícias
Vídeos

Fale Conosco
Contato

55 (22) 2778-2025
55 (22) 2778-1580
Metas e Estratégias
Manejo da População
Áreas Protegidas
Agricultura Familiar
Restauração Florestal
Educação Ambiental
Infraestruturas Lineares
Planejamento Territorial
Comunicação e Marketing
Turismo Sustentável
Fortalecimento Institucional
Facebook
Youtube
Instagram
Webmail