transparente
logo Associação    |    Mico-leão-dourado    |    Nossas Ações    |    Divulgação    |    Contato
  NOTÍCIAS
[ voltar ao menu ]
RESTAURAÇÃO FLORESTAL : CORREDOR FLORESTAL FAZENDA DOURADA, CONCLUÍDO!
03/06/2016
O VENTO SOPROU, A NUVEM SE DESLOCOU E VEJAM QUE GRANDE NOTÍCIA: CORREDOR FLORESTAL FAZENDA DOURADA CONCLUÍDO!!!

A AMLD monitora os plantios nesta propriedade desde 2009. Mas havia uma certa frustração em nossa equipe. Até 2015 a imagem disponível no Google Earth, de outubro de2014, mostrava que a floresta estava mesmo em franco processo de recuperação, mas ainda com muitos espaços a serem preenchidos. Não era AQUEEEELE resultado que gostaríamos de compartilhar, apesar de sabermos que os micos e inclusive a onça parda, já deixaram seus registros de uso do território.

No início de 2016 veio outra frustração: a nova imagem do Google fotografou uma imensa nuvem bem em cima da Fazenda. Parecia que não era hora ainda de revelar o resultado de tanto trabalho. Mas finalmente acaba de ser disponibilizada uma imagem novíssima, de abril. E o resultado É ESPETACULAR!!! Veja a sequencia cronológica nas fotos...

A história da Fazenda Dourada mostra como é complexo e demorado o trabalho de restauração da Mata Atlântica e a conexão de paisagem. A fragmentação ainda é nosso maior desafio para salvar o Mico-Leão-Dourado do risco de extinção. Isto envolve muito tempo, gente, capacidade técnica e muitos recursos materiais e financeiros.

Este foi o único caso até hoje em que a AMLD fez uma mobilização internacional para captar recursos para comprar uma propriedade. Isto porque o proprietário não tinha nenhuma simpatia pela causa e se recusou a ceder uma parte de suas terras para a restauração florestal.

A compra contou com o apoio da ONG americana Saving Species e da UICN da Holanda, articuladas pela nossa parceira Save the Golden Lion Tamarin. Foram 114 hectares comprados em 2007, sendo mais de 40 ha de pastagens.

O primeiro plantio realizado pela AMLD ocorreu em 2009 através de projeto apoiado pela ONG Conservação Internacional, para plantar 10 ha. Em 2010, com apoio da UICN, iniciamos o processo para recuperar cerca de 30 hectares, incluindo plantio, enriquecimento e condução da regeneração natural. No ano de 2011 a AMLD plantou mais 3 hectares na Fazenda Dourada com recursos da SOS Mata Atlântica. O plantio marcava o lançamento de um programa do INEA/ governo do Estado do Rio denominado Jogos Limpos. Finalmente, para o cumprimento de uma compensação ambiental, a empresa Autopista Fluminense realizou na fazenda um plantio de enriquecimento com Jacarandás.

Esta conexão era fundamental para permitir a conectividade entre a Reserva Biológica União e um dos maiores fragmentos florestais remanescentes na região (veja no mapa). Esta área está prevista para ser a ampliação da própria Rebio União. Entretanto, problemas burocráticos em Brasília paralisam esta ampliação há anos. Precisamos continuar nossos esforços para viabilizar este ato fundamental. A AMLD pretende agora doar a Fazenda Dourada para o ICMBio para ser incorporada à Reserva.

Hoje demonstramos que valeu a pena tanto esforço. Ahhh como seria bom se pra recuperar uma floresta bastasse sobrar um vento e mandar uma nuvem pra bem longe.

Desde a primeira muda plantada, até a finalização dos trabalhos de manutenção e monitoramento, esteve na linha de frente deste projeto o engenheiro florestal Carlos Alvarenga. Hoje coordenador do Programa de Restauração Florestal da AMLD, Carlos é responsável direto pelos resultados alcançados, orientou e capacitou as equipes, elaborou tantos e tantos relatórios técnicos e financeiros.

Parabenizando o Carlos, estendemos nosso agradecimento à toda a equipe da AMLD, incluindo tanta gente que já não trabalha mais conosco. Agradecemos também aos nossos parceiros, conselheiros, sócios e amigos que nos incentivam a continuar nesta luta.

Mandando um abraço ao chefe da Rebio/ICmbio , Whitson da Costa Junior, ampliamos nossos agradecimentos a tantos parceiros, nacionais e internacionais, que viabilizaram este resultado tão especial.

Parceiros institucionais para a recuperação da Fazenda Dourada.

Compra da fazenda: Saving Species (Família Arnow, Cassidy Horn, Cindy Horn e Environmental Media Association, Fundação Firedoll, Robert O. e Reba B. Fournier), Save the Golden Lion Tamarin e UICN Holanda. Apoio jurídico: UTE Norte Fluminense.

Plantio e monitoramento: Conservação Internacional CI-Brasil, IUCN, ICMBio, Fundação SOS Mata Atlântica, INEA, Agrojardim, SPS Paisagismo, Autopista Fluminense, Universidade Estadual Norte Fluminense - UENF, Instituto Estadual Do Ambiente - INEA Instituto Internacional para a Sustentabilidade, Save the Golden Lion Tamarin, Pacto Mata Atlântica.

Agradecimentos individuais: Luiz Paulo Pinto, Whitson Costa Jr. Stuart Pimm Clinton Jenkins Marcelo Nascimento, Ana Maria Teixeira Carlos Ruiz, Jaime Lima, Fagner Garcia, Marc Hoogeslag, Adjalmo, Geise Antunes, Lohan Boucinha, Jerônimo Sansevero, Marla Domingues, Marcia Hirota, Nino Amazonas, Nandia Xavier, Marco Aurélio (Marquinho), Adilson Pintor, Antônio (Totonho) Oliveira, Denise Rambaldi, Gustavo Barros Ventorim, Kleber Maia, Aline Lopes, Ruan Azevedo e Marilia Salgado.
{ Para visualizar a publicação no facebook, acesse o link }
fonte: AMLD

Parceiros que financiam o trabalho da AMLD
img img img img img
Associação
Histórico
Missão
Metas e Estratégias
Conselho Deliberativo
Equipe Técnica
Sócios
Prêmios e Homenagens
Amigos do Mico
Micolojinha
Na Trilha do Mico
Mico-leão-dourado
As Quatro Espécies
Ficha do Bicho
Ecologia e Comportamento
Genética
A Mata Atlântica e o Habitat
Espécies Invasoras
Divulgação
Notícias
Vídeos

Fale Conosco
Contato

55 (22) 2778-2025
55 (22) 2778-1580
Metas e Estratégias
Manejo da População
Áreas Protegidas
Agricultura Familiar
Restauração Florestal
Educação Ambiental
Infraestruturas Lineares
Planejamento Territorial
Comunicação e Marketing
Turismo Sustentável
Fortalecimento Institucional
Facebook
Youtube
Instagram
Webmail